9 de abril de 2008

XXIV Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde – Terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas marcam presença

Na Semana em que se comemora o Dia Mundial da Saúde e os vinte anos do SUS, a capital paraense – Belém – é presenteada com dois grandes eventos. Secretários e secretárias municipais e gestores de todo o Brasil estão reunidos para o XXIV Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde e para o V Congresso de Saúde, Cultura de Paz e Não-violência, que ocorrem de ontem, 8/4 a sexta-feira, 11.  

Trata-se de mais um espaço de mobilização, discussão e troca de experiências, que tem por objetivo principal aprofundar questões sobre as políticas de saúde pública, visando o aperfeiçoamento e os avanços do Sistema Único de Saúde – SUS.
 
O sistema Coffito/Crefito’s está presente no XXIV Congresso desde a segunda-feira, 7, quando foi realizado o II Encontro em Defesa Sus, organizado pelo Coffito em parceria com o Crefito 12.
A tarde foi marcada por discussões e articulações com entidades parceiras e profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que estão trabalhando de forma integrada no decorrer do congresso. Foram esclarecidas as propostas de atuação das categorias e traçadas estratégias de intervenção dos voluntários. De acordo com Lukas Darien, assessor técnico do Coffito, esse primeiro momento foi fundamental para a interação e orientação do grupo.
Na manhã desta quarta, 9, a Dra. Ana Cristhina de Oliveira Brasil, vice-presidente do Coffito, participou da oficina de trabalho “Economia da saúde e financiamento do SUS – política de financiamento/Práticas redistributivas nas alocações e transferências” representando o Conselho Nacional de Saúde.
       
Tenda de atendimentos
O espaço de atividades do Sistema Coffito/Crefito’s, já conhecido nos eventos de destaque na saúde brasileira, começou a funcionar na terça, 8, com intervenções de quiropraxia, osteopatia, terapia manual e pilates, realizados por fisioterapeutas, e relaxamentos, testes de estresse, testes de memória e orientações ergonômicas, por terapeutas ocupacionais, bem como os atendimentos com acupuntura realizados por profissionais das duas categorias.
E a atuação de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais vai além dos atendimentos. Estão sendo distribuídos materiais sobre a atuação do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional na atenção básica, com ênfase na estratégia de saúde da família; na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares; na Política Nacional de Saúde Funcional e nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família – Nasf.
Conscientização de gestores
O objetivo desse trabalho é a conscientização dos gestores em relação à necessidade urgente de atuação da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional na Saúde dos municípios brasileiros. “O acesso da população a saúde integral passa por nossas profissões. A população precisa que estejamos presentes em todas as unidades de saúde do país”, destacou o presidente do Coffito, Dr. José Euclides Poubel, que participou da abertura oficial do evento.
Atividades pré-congresso
Dentre as atividades pré-congresso, foi realizada no dia 8, na sede do Crefito 12, uma reunião da Comissão Permanente de Orçamento e Financiamento do CNS (COFIN), que contou com a presença da Dra. Ana Cristhina, também conselheira titular do CNS. O Dr. Elias Jorge (Diretor do Departamento de Economia da Saúde/SCTIE/MS) e o Sr. Alexandre Magno (Conselheiro Titular do CNS) participaram do encontro, que também contou com a presença do presidente do Crefito 12, Dr. José Wagner Muniz.