16 de abril de 2008

Vice-presidente do Coffito entrega documento sobre carga horária em reunião do CNS

“A redução linear da carga horária dos cursos da área da saúde causam enormes prejuízos  para a população. Vale lembrar que cada vez mais procuramos preparar os profissionais para atuarem no SUS e essa redução prejudica todo o processo”. A declaração é da vice-presidente do Coffito, dra Ana Cristhina Brasil, durante a reunião do Conselho Nacional de Saúde hoje (16) em Brasília. Conselheira do CNS, Dra Ana Cristhina entregou ao presidente do CNS, Francisco Batista Júnior, um documento para sensibilizar não só o Conselho, mas também o Ministério da Saúde, sobre a redução da carga horária dos cursos da área. O mesmo documento também foi encaminhado ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

A reunião do CNS começou nesta quarta-feira e vai até amanhã (17), no Plenário do Conselho Nacional de Saúde. Logo no primeiro dia de debates, os conselheiros fizeram uma análise do programa Territórios da Cidadania, do Governo Federal. Depois da apresentação do vídeo “Espaço Cultural 13ª Conferência Nacional de Saúde”, foram apresentados os relatórios  das comissões de Educação Permanente para o Controle Social no SUS e de Eliminação da Hanseníase

Na quinta-feira os conselheiros continuam a reunião a partir das 9h com um debate sobre pesquisa com células tronco, além da representação do CNS em comissões e grupos de trabalhos externos. À tarde a Comissão Permanente de Orçamento e Financiamento do CNS – COFIN, coordenada pela vice-presidente do Coffito, apresenta relatórios para análise e deliberação e discute a Reforma Tributária. Também está prevista na pauta da reunião do CNS a discussão sobre os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Fonte: Agência Coffito