29 de abril de 2008

Profissionais comemoram atuação das categorias no Conasems

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional participou pela segunda vez consecutiva do Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde, realizado neste mês de abril em Belém, no Pará.  Na primeira edição realizada na região norte, o Congresso reuniu representantes dos 5.562 municípios que compõem o Conasems.

A participação do Coffito não foi apenas como expectador. Durante o Congresso, profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional proporcionaram atendimento aos participantes em quatro espaços distribuídos no Hangar Centro de Convenções da cidade de Belém, onde foi realizado o evento. Um dos espaços foi o ambulatório, onde eram oferecidos técnicas de acupuntura, técnicas e práticas manuais. Em outro local, foram feitos atendimentos de quiropraxia, hosteopatia, teste de memória e nível de stress, além de algumas técnicas manuais também. Durante o intervalo das plenárias, uma intervenção ergonômica foi oferecida a cerca de 200 secretários de saúde que participavam do evento.
 
A Ergonomia, ou também conhecida por fatores humanos, é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de métodos que possam otimizar o bem estar dessas pessoas, assim como seu desempenho em ambientes como o de trabalho.
 
No acesso principal do Centro de Convenções, profissionais da Terapia Ocupacional e da Fisioterapia distribuíram materiais de divulgação confeccionados pelo Conselho sobre o trabalho das duas áreas, a atuação e os projetos defendidos pela categoria.  No total foram 340 atendimentos, 182 deles na área de Fisioterapia e 158 em Terapia Ocupacional.
 
Para Dr. Denílson Magalhães, assessor técnico do Coffito, a participação dos profissionais foi excelente, gerando reconhecimento ao seu trabalho.  “A procura pelos nossos serviços foi muito grande e o interesse das pessoas pelo nosso trabalho também. Além da demanda dos serviços ter sido solicitada pelos próprios secretários de saúde, que nos convidaram para desempenhar essas tarefas durante o Congresso, mais dois convites foram feitos aos profissionais para eventos que serão realizados em maio e agosto deste ano”.
 
Os eventos citados pelo assessor técnico fazem referência ao convite feito pelo Ministério da Saúde para que os profissionais ofereçam seus serviços à população no 1º Seminário Internacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, que será realizado de 13 e 15 de maio de 2008, em Brasília, bem como na 3ª Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família, também em Brasília de 5 a 8 de agosto, que vai reunir representantes das mais de 28 mil Equipes da Saúde da Família.
 
A Integração com os gestores municipais e profissionais da Terapia Ocupacional e Fisioterapia foi outro ponto enfatizado pelo assessor. “Tivemos a oportunidade de interagir com os gestores municipais, explicando a eles detalhadamente a atuação dos dois profissionais e a sua importância na atenção básica de saúde. Assim mostramos também como podemos contribuir para a consolidação desse trabalho nos municípios. Além disto, tivemos um envolvimento muito grande com os profissionais das coordenações de cursos e acadêmicos que estão em fase de conclusão da graduação. Um grande trabalho do sistema Coffito- Creffitos”, disse o Dr. Denilson.
 
 
Receptividade
 
A diretora-tesoureira do Coffito, Dra. Maria Lívia Holsbach, que também esteve no evento, destacou a receptividade ao trabalho dos profissionais. “A intervenção ergonômica realizada com os secretários despertou a curiosidade dos participantes sobre a atuação dos terapeutas ocupacionais. “Percebemos que com o trabalho eficiente realizado, todos entenderam a atuação da intervenção ergonômica, seus conceitos, além de perceberem que os conceitos de ergonomia incorporam conceitos de outras áreas e é um avanço científico ao trabalhar toda a parte de musculatura e técnicas de alongamento”.
 
Ela destaca a representação do Coffito em todos os espaços do evento, além do interesse de diversos gestores estaduais que lhe procuraram durante o evento para saber mais sobre a atuação dos terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas nos espaços da saúde pública no Brasil, como o Programa de Saúde da Família (PSF) e os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasfs).
 
A vice-presidente do Coffito, Dra. Ana Cristhina Brasil, tem as mesmas impressões do bom trabalho realizado pelos profissionais durante o evento em que ela também esteve presente. “Foi muito importante essa articulação que foi feita para a nossa participação no evento. Tivemos a oportunidade de demonstrar as potencialidades da categoria, além de explicar diretamente a eles outras tantas que nossos profissionais possuem. Assim, esses serviços podem ser estendidos para todos os municípios do país”. 
 
A vice-presidente citou ainda a importância da discussão proposta pelo seminário sobre financiamento da saúde e controle social, do qual ele foi palestrante. Realizado durante o evento, o seminário despertou o interesse de gestores de diversos municípios brasileiros que já realizaram convites para a realização de novas palestras.

Agência Coffito