5 de maio de 2008

Fisioterapia e Educação Física: conselhos podem fixar parâmetros de atuação profissional

A criação de um grupo formado por fisioterapeutas e educadores físicos, para a realização de um estudo aprofundado sobre as duas profissões, culminando com a edição de uma resolução conjunta que fixe parâmetros de atuação profissional. Este foi o assunto de uma reunião entre o presidente do Coffito, Dr. José Euclides Poubel e Silva, e o presidente do Conselho Federal de Educação Física – Confef – Jorge Steinhilber, ocorrida no dia 30/4.

A proposta do estudo foi apresentada pelo presidente do Coffito. De acordo com ele, houve um acordo no sentido de se promover o estudo, cujo tema será a “área cinzenta” entre os dois conselhos, no que se refere à atuação de fisioterapeutas e de profissionais da Educação Física. Pontos como ginástica laboral, pilates e outras metodologias serão enfocados.

Serão estudadas, utilizando metodologia apropriada, as situações que envolvam a Fisioterapia e a Educação Física, a fim de que as duas profissões sejam resguardadas, e “principalmente, que a segurança da sociedade esteja garantida, pois a população é o alvo finalístico da atuação dos conselhos profissionais”, disse o presidente do Coffito. O presidente do Crefito-7, Dr. José Roberto Borges dos Santos, também participou da audiência.