13 de março de 2007

Abertura de novos cursos de Terapia Ocupacional

O Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, professor Manuel Palácios, reuniu-se, na última terça-feira(06), com a Deputada Federal Alice Portugal e com a comissão do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, formada pela terapeuta ocupacional Célia Azevedo (Crefito 7) e pelos assessores técnicos do Coffito, Denílson Magalhães e Ingridh Farina.

Objetivando o apoio da Secretaria de Educação Superior (SESu) para a abertura de cursos de Terapia Ocupacional em instituições públicas, a assessoria técnica do Coffito levantou dados que comprovam esta necessidade e justificam o ingresso destes profissionais no sistema de saúde brasileiro a fim de fortalecer a atenção integral à saúde da população.

O levantamento mostra que, em um total de 60 universidades federais, apenas seis oferecem o curso de Terapia Ocupacional sendo que não há oferta nas regiões norte e centro-oeste. Estima-se que sejam formados 120 profissionais por ano, número insuficiente para atender a demanda social que, apenas para os serviços de saúde auditiva, saúde do trabalhador, órtese e prótese, reabilitação, atenção psicossocial e atenção penitenciária do SUS necessita de mais de 5 mil terapeutas ocupacionais.

De acordo com o assessor técnico Denílson Magalhães, são necessários mais de 19 mil profissionais para atuar psiquiatria e demais áreas de internação hospitalar, “o que nos leva a uma necessidade total de 25.961 terapeutas ocupacionais contra um total de apenas 5.736 atualmente cadastrados no CNES. A diferença é assustadora, existe um déficit de profissionais de Terapia Ocupacional nos serviços hoje cadastrados no SUS de mais de 20 mil profissionais”, conclui o terapeuta ocupacional.

Diante dos dados, o secretário Manuel Palácios expressou apoio às ações do Sistema Coffito/Crefitos no sentido de promover avanços na formação em Terapia Ocupacional.

Profissional da saúde, a Deputada Federal Alice Portugal enfatizou também “a necessidade de um olhar diferenciado para esta profissão tão fundamental para vários programas de atenção à saúde dos governos federal, estaduais e municipais”.

Saiba onde cursar Terapia Ocupacional

Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal de São Carlos
Universidade de São Paulo
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Universidade Federal do Paraná

Redação: Thaís Dutra