6 de junho de 2018

COFFITO participa do XXII COBRAF

Nos dias 30 de maio a 2 de junho, em Belo Horizonte, foi realizado o XXII Congresso Brasileiro de Fisioterapia– COBRAF. Com o tema central “Fisioterapia na Prática Clínica”, os participantes tiveram a oportunidade de discutir diversos tópicos relacionados ao dia a dia das profissões, como legislação e, até mesmo, formação do profissional. Na ocasião, o COFFITO foi representado pelo presidente da autarquia, Dr. Roberto Mattar Cepeda, e pelo diretor-tesoureiro, Dr. Wilen Heil e Silva.

Durante o congresso, o presidente do COFFITO, Dr. Roberto Mattar Cepeda, participou da cerimônia de abertura e da mesa sobre as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Fisioterapia, momento em que pode expor a atuação do Conselho Federal em relação ao tema, destacando,  por exemplo, a Comissão de Análise e Proposta da Reformulação das DCNs da Fisioterapia e a Comissão de Desenvolvimento Científico e Educação em Fisioterapia, pontuando o trabalho realizado em relação à formação em EaD e as diretrizes nacionais de ensino. “Os nossos profissionais nascem dentro das instituições de ensino e a nossa profissão tem como atuação o cuidado com a vida humana. Nossa ambição é a de levar um atendimento digno à população e a nossa missão é assegurar uma educação de qualidade aos nossos futuros profissionais”, enfatizou Dr. Roberto Cepeda.

O evento ainda oportunizou a discussão da inserção dos fisioterapeutas nas Políticas de Saúde, quando, em palestra, o diretor-tesoureiro do COFFITO e representante do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Dr. Wilen Heil e Silva, aproveitou o momento para realçar a atuação do COFFITO no CNS, cuja presença da autarquia assegurou, nos últimos anos, a inclusão dos profissionais em diversas portarias e leis. “Conseguimos cativar o nosso espaço. Foram diversas as vezes em que precisamos defender e, por meio de argumentos, mostrar a importância do fisioterapeuta nas políticas públicas de saúde”, salientou.

Os representantes do COFFITO e da ASSOBRAFIR também promoveram discussão sobre a atuação do fisioterapeuta na apneia do sono.