9 de abril de 2007

Bireme adota definições do Coffito

O Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme) adequou a definição de Fisioterapia em seu acervo disponível na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) acatando pedido do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito).

Em resposta à solicitação feita em 2006 pela autarquia, a Bireme havia informado que, em 2007, a biblioteca adotaria a definição do Coffito que tem como base a abordagem do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que reconhece a Fisioterapia como categoria profissional da área de saúde de nível superior, e da Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT).

Estabelecida no Brasil há exatos 40 anos a partir de convênio entre a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o Governo Federal, a Bireme definia a especialidade como “profissão auxiliar da área da saúde que faz uso de modalidades de fisioterapia para prevenir, corrigir e aliviar, minorar disfunções do movimento de origem anatômica ou fisiológica”.

Com a atualização, quem acessar a BVS verá Fisioterapia definida como “Ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da Biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesia, da sinergia funcional, e da cinesia patologia de órgãos e sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais”, definição idêntica à dada pelo Coffito.

Centro especializado da OPAS ligado à Organização Mundial de Saúde (OMS), a Bireme também manifestou-se a favor do pedido do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional frente à adoção da definição de Terapia Ocupacional disponível na página do Coffito na internet para inclusão nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da BVS.

“Esta já foi atualizada na base de trabalho e poderá ser percebida na próxima atualização do DeCS de consulta”, afirmou o analista em terminologia da Bireme Arthur Treuherz em resposta ao pedido da autarquia.

Na base de dados atualmente disponível na BVS, a definição de Terapia Ocupacional é uma tradução da definição em inglês do vocabulário Medical Subject Headings (MeSH) da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos.

De acordo com Treuherz, a partir de 2008 a Terapia Ocupacional será definida pela Bireme como “área do conhecimento voltada aos estudos, à prevenção e ao tratamento de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psico-motoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou de doenças adquiridas, através da sistematização e utilização da atividade humana como base de desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos”.

Redação: Thaís Dutra