30 de agosto de 2018

Terapia Ocupacional: COFFITO e MS mantêm relação próxima em assuntos referentes à profissão

Desde que assumiu a vice-presidência do COFFITO, em 2016, a terapeuta ocupacional Dra. Patrícia Luciane Santos de Lima tem atuado em prol da profissão, seja ao estudar novas especialidades e áreas de atuação para a categoria ou ao manter, e até estreitar, a relação com órgãos que promovem a inserção de terapeutas ocupacionais. Um exemplo é a parceria firmada com a Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência, do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (DAPE) do Ministério da Saúde.

No dia 24 de agosto, a Dra. Patrícia Luciane Santos de Lima participou de reunião com a coordenadora-geral de Saúde da Pessoa com Deficiência, Dra. Odilia Brigido de Sousa, quando foram tratados assuntos relacionados à Terapia Ocupacional nos programas de saúde. Na ocasião, foi discutida a situação da Microcefalia no Brasil, e os materiais produzidos por ambas as instituições. “Desde que assumi como vice-presidente tenho sempre estado à disposição para oferecer subsídios em demandas da categoria”, afirmou ao lembrar que, inclusive, já foram enviados alguns pareceres ao órgão.

A cartilha Diretrizes para Estimulação Precoce, publicada pelo Ministério da Saúde, traz inúmeras citações ao atendimento da Terapia Ocupacional, fazendo, até mesmo, menção às adaptações para a vida diária. “O Terapeuta Ocupacional é o profissional da equipe que se responsabiliza pela prescrição, confecção e treino do uso de tais recursos em parceria com o paciente, familiares e demais membros da equipe”. Clique aqui e veja a publicação.

Baixe aqui a Cartilha “Diagnóstico: Microcefalia. E agora?” do COFFITO