15 de janeiro de 2007

Inep completa 70 anos

Na próxima quarta-feira, 17, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abre o calendário de comemorações dos seus 70 anos de fundação. A solenidade terá início às 14h, no saguão do 4º andar do Anexo I do MEC, com descerramento de placa comemorativa pelo presidente do órgão, Reynaldo Fernandes. Será feita homenagem aos funcionários mais antigos da casa, apresentação do vídeo História Oral do Inep e um recital com voz e piano. Os participantes poderão acompanhar exposição de fotos e documentos, montada para a comemoração. Na ocasião ainda serão gravadas entrevistas para o projeto Memória Institucional.

História

O Inep foi criado em 13 de janeiro de 1937, pela Lei nº 378, que reorganizou o então Ministério da Educação e Saúde Pública, comandado, na ocasião, por Gustavo Capanema. A missão inicial do novo órgão seria “realizar pesquisas sobre os problemas do ensino, nos seus diferentes aspectos”.

No entanto, a origem da autarquia, que inicialmente recebeu o nome de Instituto Nacional de Pedagogia, remonta a anos anteriores. Em 1931, o então presidente Getúlio Vargas solicitou aos educadores brasileiros idéias para uma nova política educacional. Em 1932, 26 educadores assinaram o Manifesto da Educação Nova, documento que sugere a substituição, do empirismo pelo espírito científico, função destinada a esse órgão de pesquisa.

Sua instalação se deu em 30 de julho de 1938, sob a liderança do educador Lourenço Filho – que foi um dos redatores do Manifesto da Escola Nova, que reivindicou a primazia da educação na hierarquia dos problemas nacionais – e primeiro diretor-geral do Inep. Houve, na ocasião, troca do nome da autarquia para Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos – originando a sigla Inep, utilizada até hoje. Desde o início, o Inep defendeu o poder transformador da educação, linha seguida à risca pela atual direção do órgão.

O Inep hoje é o órgão encarregado das avaliações, pesquisas e levantamentos estatísticos educacionais no âmbito do governo federal. Além disso, é responsável por desenvolver e coordenar sistemas e projetos de avaliação educacional, abrangendo todos os níveis e modalidades de ensino, desde a pré-escola até a educação superior. Também faz parte das suas atribuições promover a ampla disseminação das informações geradas pelos levantamentos estatísticos e avaliações nacionais.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Inep