2018 – Um ano marcado pela defesa das profissões e da sociedade

Ao fazer um balanço deste ano, não foram poucas as ocasiões em que nos vimos defendendo e lutando pelas profissões, em busca de uma saúde digna e de qualidade para a população. Um dos nossos maiores embates foi em relação à Educação à Distância na graduação de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional, prática imposta pelo Ministério da Educação e para os quais temos, insistentemente, apresentado argumentos contrários. Participamos de reuniões com o Ministro da Educação, demos subsídio e justificamos a necessidade da formação presencial, além de participarmos de grupos de trabalho e nos colocarmos à disposição. Monitoramos no Congresso essa pauta, e conseguimos adesões. Aumentamos a nossa voz e encontramos coro junto às demais categorias da Saúde. Evidenciamos os prejuízos iminentes e sustentamos nosso dever de assegurar um atendimento de qualidade à população e garantir formação necessária para prestação de serviço de excelência à toda população.

Além disso, fomentar o mercado de trabalho e estimular a valorização das nossas profissões também integrou as nossas prioridades. Anualmente atualizamos o valor do Referencial Nacional de Procedimentos no intuito de mostrar aos nossos profissionais os índices de inflação e oferecer um guia quanto ao mínimo para cada serviço. Parece simples, mas sabemos que não é. Apesar das dificuldades, devemos fazer uma análise sobre o valor de nossas profissões: a proposta é refletirmos sobre o verdadeiro valor da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional junto da sociedade. O valor real de uma profissão é aquele percebido pelo usuário, relativo à qualidade e a resolutividade do serviço.

Como de costume, mantivemos também as nossas conquistas no Congresso e nos tribunais brasileiros e assim, a garantia de nossas prerrogativas, como o exercício da Acupuntura, a segurança do fisioterapeuta Dermatofuncional em relação ao profissional esteticista e cosmetólogo, a obrigatoriedade de inserção do fisioterapeuta nas Equipes da Estratégia Saúde da Família, a presença 24 horas do fisioterapeuta nas UTIs e a regulamentação da Terapia Ocupacional. Ainda, a atuação da Comissão Parlamentar do COFFITO se manteve decisiva na tramitação de projetos como os que pretendem regulamentar a Osteopatia e a Quiropraxia.

Mais uma vez, marcamos presença no CONASEMS, e participamos de Campanhas Temáticas da Saúde, disseminando informação ao profissional e cuidando da saúde da população, criamos o portal de oportunidades com acesso aos principais concursos públicos do país e realizamos a mais uma Edição da Prova Nacional para Concessão do Título de Especialista Profissional. Regulamentamos a Terapia Ocupacional na área do paradesporto, para representar as profissões nacional e internacionalmente, e para realizar parcerias que incentivem e engrandeçam as nossas categorias.

Também, se pretendemos fortalecer, precisamos compreender a importância da proximidade. Por isso, é com orgulho que neste ano comemoramos mais uma evolução, o desmembramento do CREFITO-9 para o CREFITO-18, atendendo às necessidades dos profissionais dos estados do Acre, Mato Grosso e Rondônia. Auxiliamos os CREFITOs 14, 16 e 17 na montagem de suas infraestruturas, permitindo assim, melhor capacidade no atendimento aos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

Por fim, o final do ano sempre nos permite olhar para trás e fazer um pequeno balanço do nosso percurso. Estamos certos de que trabalharemos para que 2019 seja um ano melhor, com mais realizações.

Dr. Roberto Mattar Cepeda

Presidente do COFFITO

COFFITO publica Nota de Esclarecimento sobre Processo de revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Fisioterapia

Janeiro

Após homologação da Resolução-CNS nº 559 – que aprova o Parecer Técnico nº 161/2017 e dispõe sobre as recomendações do Conselho Nacional de Saúde à proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Fisioterapia, o COFFITO, em parceria com a ABENFISIO, a ABF e as Associações de Especialistas do Brasil, publicou NOTA DE ESCLARECIMENTO enfatizando a importância da junção de forças das entidades representativas da Fisioterapia na defesa do direito dos usuários da saúde no Brasil, que possam receber uma assistência fisioterapêutica com qualidade advindas de profissionais cujo processo pedagógico de ensino e aprendizagem tenha sido 100% presencial.

Em abril de 2018, o COFFITO e as entidades parceiras obtiveram êxito no encaminhamento no texto das novas diretrizes curriculares junto ao Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Encerramento da 1ª fase do preenchimento obrigatório do formulário do Pré-Recadastramento Nacional

JANEIRO

Concluiu-se, no dia 12 de janeiro de 2018, a 1ª fase do preenchimento obrigatório do formulário do Pré-Recadastramento Nacional. O Pré-Recadastramento Nacional conseguiu a adesão de quase 50% dos profissionais brasileiros. O COFFITO abrirá a 2ª fase do Pré-Recadastramento para inscrição dos que não conseguiram participar e, ao término desta, tomará as medidas cabíveis em relação aos profissionais que não preencherem o formulário.

Reunião das Comissões definem índice e estratégias da campanha de divulgação do RNPF e do RNPTO

JANEIRO

Integrantes da Comissão Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos e da Comissão Nacional de Procedimentos Terapêuticos Ocupacionais reuniram-se em janeiro e deliberaram quais as linhas de ação da campanha de divulgação do Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos e Terapêuticos Ocupacionais – RNPF e RNPTO para o ano, trabalharam na atualização do índice CHF e CHTO e discutiram sobre a necessidade de formulação de diretrizes que atendam à estrutura de negociação conforme especificidades regionais.

A Campanha de divulgação do Referencial Nacional de Procedimentos das profissões teve início no dia 13 de Outubro - Dia da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional - com o vídeo alusivo à data e sobre a Valorização Profissional. A campanha que incentiva esse tema, valorização profissional, está em andamento e vem sendo disseminada pela Sistema COFFITO/CREFITOs em todo território nacional.

Profissionais têm assegurado o exercício da Acupuntura

FEVEREIRO

COFFITO emite nota de esclarecimento

Diante de uma série de notícias falsas que circularam pela internet após a decisão de um recurso extraordinário com agravo, relatado pelo Ministro Gilmar Mendes, o COFFITO emitiu uma nota de esclarecimento sobre a prática da Acupuntura assegurando o exercício de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. A nota foi amplamente divulgada pelo Sistema COFFITO/CREFITOs e informada pela Imprensa Nacional.

TRF-5 reconhece que solicitação de exames complementares é legítimo de fisioterapeutas

FEVEREIRO

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) reconheceu, por unanimidade, a legitimidade do fisioterapeuta para solicitar exames complementares vinculados à sua atividade profissional, de modo a embasar o diagnóstico fisioterapêutico.

Leia mais sobre o assunto

Câmara aprova regulamentação das profissões de esteticista e cosmetólogo e forte atuação da CAP do COFFITO garante aprovação de texto substitutivo

MARÇO

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto que regulamenta a profissão de esteticista (PL 2332/2015), de autoria da Deputada Soraya Santos (PMDB-RJ). O texto aprovado é um Substitutivo do Senado Federal e fruto do debate realizado em um Grupo de Trabalho (GT) criado pela Senadora Ana Amélia (PP-RS). O GT contou com a participação do COFFITO, da Associação Brasileira de Fisioterapia Dermatofuncional (ABRAFIDEF), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e de representantes dos esteticistas. O projeto abarca as profissões de Técnico em Estética, e Esteticista e Cosmetólogo, trazendo a esses últimos a exigência de diploma de graduação em curso de nível superior. O texto prevê, ainda, que os profissionais devem observar a prescrição fisioterapêutica ou médica a ser apresentada pelo cliente, ou solicitá-la após avaliação. A matéria aguarda agora a sanção presidencial.

Leia mais sobre o assunto

COFFITO participa do 1º Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Saúde Pública

MARÇO

O 1º Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Complementares e Saúde Pública teve o objetivo de constituir fóruns de discussão internacional para integração e troca de experiências entre os profissionais e gestores das diversas práticas integrativas, tanto do Brasil como de outros países. O Sistema COFFITO/CREFITOs e a ABRASFI (Associação Brasileira de Fisioterapia Integrativa) participaram do evento e, profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais prestaram atendimento à população, contextualizando a amplitude da atuação das profissões nas diversas abordagens das Práticas Integrativas e Complementares (PICs).

O COFFITO emitiu, também, uma nota de apoio à iniciativa do Ministério da Saúde de incluir as novas PICs, com ênfase na atenção básica dos sistemas de saúde.

CNS abre consulta virtual sobre Portarias Consolidadas do SUS

ABRIL

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) abre consulta virtual para a sociedade brasileira opinar sobre as Portarias de Consolidação (PRC) do Sistema Único de Saúde (SUS). O processo de análise das portarias foi feito pelo MS, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O projeto foi executado pelo Programa de Direito Sanitário da Fiocruz e pela Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB).

Leia mais sobre o assunto

Vice-presidente do COFFITO destaca atuação do terapeuta ocupacional no SUS

ABRIL

Em matéria publicada na Revista Radis, da Fundação oswaldo Cruz, a vice-presidente do COFFITO, Dra. Patrícia Luciane Santos de Lima, destaca a atuação do terapeuta ocupacional no SUS.

Leia mais sobre o assunto

Regulamentação da Osteopatia é debatida em audiência pública da Comissão de Seguridade Social e Família

ABRIL

Especialistas discordaram sobre o mérito do Projeto de Lei 2778/15, da Deputada Luiza Erundina (Psol-SP), que regulamenta a profissão de osteopata, em audiência pública da Comissão de Seguridade Social e Família, no dia 17 de abril de 2018. A presidente do Registro Brasileiro dos Osteopatas, Rosângela Rezende, defendeu a regulamentação por entender que a atividade é distinta e independente de outras práticas de saúde. Porém, representantes de fisioterapeutas e de ortopedistas argumentaram que não é necessário criar uma nova profissão, pois a osteopatia já é exercida no Brasil também por fisioterapeutas e médicos. O representante do COFFITO, Dr. Bruno Vilaça, argumentou que, ao prever o exercício privativo da profissão por portadores de um diploma específico, o projeto exclui os mais de três mil fisioterapeutas que já atuam no Brasil como osteopatas.

COFFITO emite Nota de Repúdio ao novo Sistema Nacional de Saúde em substituição ao SUS

ABRIL

O COFFITO expressou REPÚDIO à proposta apresentada pela Federação Brasileira de Planos de Saúde (FEBRAPLAN) de construir um sistema de saúde em substituição do Sistema Único de Saúde (SUS).

É obrigação do Estado, através dos seus governos, garantir que todo cidadão brasileiro tenha acesso a saúde pública integral de qualidade. O SUS é considerado um dos maiores e melhores sistemas de saúde públicos do mundo. Embora existam desafios, ao longo dos anos buscamos estratégias e melhorias ao sistema por meio das políticas públicas.

Portanto, repudiamos qualquer proposta que fira a todos os princípios do SUS e represente um retrocesso aos 30 anos de trajetória da reforma da Saúde do Brasil, transpassando a Constituição Federal. Ao invés de construir um novo sistema de saúde, o que precisamos é fazer cumprir o que está previsto no SUS, financiado adequadamente o sistema, e impedindo que os planos de saúde se apropriem indevidamente desses recursos.

Leia mais sobre o assunto

COFFITO defende que Quiropraxia é uma especialidade da Fisioterapia

MAIO

O COFFITO, representado pela Dra. Inês Nakashina, participou da audiência pública promovida no dia 15 de maio, pela Comissão de Educação – CE da Câmara, para debater o PL 114/15, sobre a regulamentação do exercício da profissão de quiropraxista. Na ocasião, ela manifestou o posicionamento contrário do Conselho em relação à matéria, uma vez que a Quiropraxia é uma especialidade reconhecida pelo COFFITO desde 2001, por considerar que falta clareza em alguns aspectos do projeto, em especial sobre qual seria o órgão competente para aplicar o exame de proficiência. Hoje, existem apenas 394 quiropraxistas registrados no País, e vários estados brasileiros não têm quiropraxistas. Atualmente, existem mais de 240 mil fisioterapeutas no Brasil, sendo que a Quiropraxia é reconhecida desde 2001 pelo COFFITO como especialidade da Fisioterapia.

Leia mais sobre o assunto

Atuação da CAP do COFFITO garante que profissões sejam enquadradas no anexo III do Simples sem nenhuma condicionante a cumprir

MAIO

Foi aprovado em Brasília, pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados, o PL 420/14 – que trata da Tributação para Micro e Pequenas Empresas. O relator do projeto, o Deputado Otávio Leite, com apoio dos integrantes da Comissão Especial, atenderam o pedido do Sistema COFFITO/CREFITOs, incluindo a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional em anexo mais favorável às categorias.

Um dos pontos mais importantes da matéria é a diminuição da alíquota tributária para os CNPJs de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, que passam a ser enquadradas no Anexo III do Simples Nacional, sem nenhuma condicionante a cumprir. A indicação segue agora para o Plenário.

Leia mais sobre o assunto

COFFITO representa a Terapia Ocupacional no Congresso Mundial da WFOT

MAIO

Entre os dias 21 e 25 de maio, na Cidade do Cabo, África do Sul, foi realizado o Congresso Mundial de Terapia Ocupacional da World Federation of Occupational Therapists (WFOT). Na ocasião, o COFFITO foi representado pela vice-presidente, Dra. Patrícia Luciane Santos de Lima. Com o tema “Conectados na diversidade, posicionados para o impacto”, os terapeutas ocupacionais de diversos países puderam trocar experiências e conhecer as realidades de outras nacionalidades, além de participar de eventos sociais exclusivos.

Leia mais sobre o assunto

COFFITO publica resolução e reconhece prática da Terapia Ocupacional no Desporto e no Paradesporto

JULHO

O COFFITO, por meio da Resolução nº 495, reconheceu mais um campo de atuação para a Terapia Ocupacional: o Desporto e o Paradesporto. De acordo com o texto, entre as competências necessárias para o exercício está a prescrição, orientação, execução e desenvolvimento de produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços de tecnologia assistiva para melhorar o desempenho de atletas e paratletas, buscando, assim, auxiliá-los nas Atividades de Vida Diária e Instrumentais. Outro ponto de destaque da Resolução é a utilização da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) para complementar a avaliação física do paratleta e determinar o desempenho esportivo adequado à modalidade de competição, incluindo, por exemplo, o diagnóstico ocupacional, que, neste caso, compreende a avaliação do tônus muscular, força muscular, coordenação e observação da capacidade residual e da mobilidade.

Leia mais sobre o assunto

Sistema COFFITO/CREFITOs destaca atuação das profissões nas PICS durante 34º CONASEMS

JULHO

Entre os dias 25 e 27 de julho, em Belém, foi realizado o 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). A exemplo dos anos anteriores, o COFFITO ocupou o Espaço Saúde, disponibilizando aos participantes serviços e informações relacionados à Fisioterapia e à Terapia Ocupacional e dando destaque, nesta edição, às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).

COFFITO cria GT para analisar novas áreas de atuação para a Terapia Ocupacional

AGOSTO

No dia 3 de agosto, em Belo Horizonte, o COFFITO promoveu a reunião do Grupo de Trabalho (GT) criado para estudo e análise de novas áreas de atuação e possíveis campos de especialidade profissional para a Terapia Ocupacional.

Leia mais sobre o assunto

Reunião Nacional dos Terapeutas Ocupacionais conta com apresentação sobre desporto e paradesporto

AGOSTO

No dia 10 de agosto, em Brasília, foi realizada a Reunião Nacional dos Terapeutas Ocupacionais do Sistema COFFITO/CREFITOs. Na pauta estavam os principais assuntos da profissão no segundo semestre de 2018. O encontro ainda possibilitou a palestra do fisioterapeuta Dr. Rodrigo Dispato Martins, membro do Comitê Paralímpico Brasileiro, que, em sua fala, abordou a área do desporto e paradesporto, bem como a sua percepção sobre a inserção de terapeutas ocupacionais neste espaço.

Leia mais sobre o assunto

COFFITO participa de reunião do COTAQ/ANS

AGOSTO

No dia 10 de agosto, o COFFITO, representado pelo integrante da Comissão Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos, Dr. Bruno Vilaça Ribeiro, participou da reunião do Comitê Técnico de Avaliação da Qualidade Setorial (COTAQ), realizada pela Diretoria de Desenvolvimento Setorial (DIDES) da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no Rio de Janeiro. O encontro contou com a participação de cerca de 30 entidades representativas do setor, entre Operadoras de Planos de Saúde, prestadores de serviços de assistência à saúde e profissionais da saúde suplementar.

Projetos de veto aos cursos de saúde à distância avançam na Câmara e nos estados

AGOSTO

Condenados por especialistas e aprovados pelo MEC, cursos para formar profissionais da saúde ministrados pela internet poderão ser proibidos no país. Há projetos também nos estados, como em São Paulo e no Mato Grosso do Sul.

O Projeto de Lei 5.414/2016, de autoria do Deputado Rodrigo Pacheco (MDB), é um deles. Se for aprovado, a proposta altera o artigo 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), vetando o poder público de incentivar o desenvolvimento e a veiculação desses programas. Cursos em outras áreas continuam a ser permitidos. Depois de obter parecer favorável na Comissão de Educação, o PL aguarda manifestação do relator na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF).

Leia mais sobre o assunto

Terapia Ocupacional: COFFITO e MS mantêm relação próxima em assuntos referentes à profissão

AGOSTO

Desde que assumiu a vice-presidência do COFFITO, em 2016, a terapeuta ocupacional Dra. Patrícia Luciane Santos de Lima tem atuado em prol da profissão, seja ao estudar novas especialidades e áreas de atuação para a categoria ou ao manter, e até estreitar, a relação com órgãos que promovem a inserção de terapeutas ocupacionais. Um exemplo é a parceria firmada com a Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência, do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (DAPE) do Ministério da Saúde.

COFFITO sedia Reunião de Coordenadores de DEFIS do Sistema

AGOSTO

Nos dias 30 e 31 de agosto, na subsede do COFFITO em Curitiba, foi realizada a Reunião de Coordenadores de DEFIS do Sistema COFFITO/CREFITOs. Entre os destaques do evento estava o Código de Ética, principalmente em relação às dúvidas sobre divulgação de tratamentos, de imagens de pacientes e de publicidade. Foram abordados, também, temas como o uso de titulações genéricas, a lei do estágio, fiscalização nos postos do INSS e as formas de divulgação do RNPF. Durante o encontro foi avaliado o Procedimento Operacional Padrão do DEFIS (POP).

Leia mais sobre o assunto

Presidente do COFFITO participa de mesa de abertura do 4º Congresso Brasileiro de Fisioterapia Dermatofuncional

AGOSTO

No dia 30 de agosto, em São Paulo, o Presidente do COFFITO, Dr. Roberto Mattar Cepeda, participou da mesa de abertura do 4º Congresso Brasileiro de Fisioterapia Dermatofuncional e realizou palestra sobre o futuro da profissão e das especialidades, conduzindo a discussão à evolução obtida nas últimas décadas.

Durante a exposição, o presidente enfatizou o crescimento das especialidades e dos profissionais com o título de especialista, principalmente devido ao exame de certificação, que ocorre nacionalmente a cada dois anos. A seguir, convidou os profissionais a participarem da prova de títulos que será realizada em 25 de novembro de 2018.

Leia mais sobre o assunto

Publicado Edital do Exame Nacional para concessão do título de especialista profissional

SETEMBRO

Os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais puderam, novamente, obter o título de especialista profissional, mediante aprovação no Exame Nacional para Concessão do Título de Especialista Profissional, que foi realizado no dia 25 de novembro de 2018, em todas as capitais brasileiras e no Distrito Federal. O Exame Nacional ocorre a cada dois anos, sendo que, anualmente, em parceria com as associações conveniadas, podem ser ofertadas provas para especialidades específicas. Nesta edição, quase 5 mil candidatos participam do certame.

Campanha COFFITO Setembro Amarelo: A Terapia Ocupacional na prevenção do suicídio – de redescobertas a reencontros

SETEMBRO

Correntes como Baleia Azul e Momo expõem um problema grave de saúde mental no país. Embora não seja algo novo, a preocupação está no crescimento e na propagação desse tipo de ocorrência. No Brasil há, em média, um suicídio a cada 45 minutos, e, no mundo, um a cada 45 segundos, conforme dados do Centro de Valorização da Vida (CVV). Visando à prevenção, a organização criou, em 2015, a campanha Setembro Amarelo. No ano de 2018, o COFFITO apresentou um pouco da atuação da Terapia Ocupacional na área da Saúde Mental, especialmente na prevenção de suicídios, reforçando, assim, a relação da profissão com o tema.

A campanha do COFFITO nas redes sociais chamou atenção ao tema e superou a margem de 2.500% no envolvimento das publicações. Todo o Sistema COFFITO/CREFITOs aderiu ao movimento!

Leia mais sobre o assunto

Sistema COFFITO/CREFITOs participa de reunião da Câmara de Regulação do Trabalho em Saúde do MS

SETEMBRO

No dia 19 de setembro, em Brasília, o representante do Sistema COFFITO/CREFITOs, Dr. José Renato de Oliveira Leite, participou de reunião da 41ª Câmara de Regulação do Trabalho em Saúde, do Ministério da Saúde, em que foram discutidos assuntos como o ensino à distância para as áreas de Saúde, a regulação da psicomotricidade e as competências sobre o exercício dessa área no Brasil. A pauta do encontro ainda abordou a saúde do trabalhador, com temas voltados à lista de doenças relacionadas ao trabalho, e a NR nº 32, que trata da segurança e saúde do trabalho.

Leia mais sobre o assunto

COFFITO participa de XII Congresso Norte-Nordeste de Terapia Ocupacional

SETEMBRO

Entre os dias 25 e 28 de setembro, em Aracaju, aconteceu o XII Congresso Norte-Nordeste de Terapia Ocupacional (CONNTO), com a participação da vice-presidente do COFFITO, Dra. Patrícia Luciane Santos de Lima, e da conselheira federal Dra. Ana Rita Lobo. Nesta edição do evento, o COFFITO também expôs a atuação da profissão, com destaque, desta vez, à campanha de prevenção ao suicídio.

Leia mais sobre o assunto

COFFITO homenageia profissionais no Dia 13 de Outubro

OUTUBRO

Neste ano celebramos os 49 anos da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional. Como profissionais da saúde trabalhamos na promoção da saúde, na prevenção e na recuperação de doenças. Uma campanha para lembrar dos desafios que tivemos de vencer para chegarmos até aqui. A sociedade, em geral, percebe e reconhece cada vez mais o seu “valor”. E você? Já refletiu sobre o seu “verdadeiro valor”? “Quando alguém julgar o seu caminho, empreste a ele os seus sapatos”: Só você sabe como chegou até aqui.

Parabéns a todos os Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Brasil!

Roberto Mattar Cepeda

Presidente do COFFITO

Clique aqui e assista à homenagem do Sistema COFFITO/CREFITOs aos profissionais.

Campanha COFFITO Outubro Rosa: Fisioterapia auxilia na melhora da qualidade de vida e na sobrevida de pacientes com câncer

OUTUBRO

O envelhecimento da população, o ritmo e as escolhas de vida podem influenciar, e muito, nas estimativas de novos diagnósticos de câncer de mama no Brasil, que, segundo estudo realizado pelo INCA, em 2018, devem se aproximar de 59 mil novos casos. No mês de prevenção ao Câncer de Mama, o Outubro Rosa, o COFFITO conversou com a presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia em Oncologia (ABFO-Oncologia), e pesquisadora do Instituto Nacional de Câncer (INCA), Dra. Anke Bergmann, para falar um pouco sobre a atuação da profissão desde a prevenção até a recuperação do paciente.

Leia mais sobre o assunto

COFFITO em ação: colegiado delibera temas da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional em Plenária

OUTUBRO

No dia 22 de outubro, em Curitiba, os conselheiros do COFFITO realizaram reunião plenária para avaliar e estudar solicitações recebidas dos Regionais, de associações científicas, dos profissionais e de outras entidades. Na ocasião, o presidente da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (SONAFE), Dr. Fábio Sprada de Menezes, apresentou proposta de ajustes na Resolução-COFFITO n° 495, que reconhece a Terapia Ocupacional no Desporto e Paradesporto. Para ampliar a discussão foi montado um Grupo de Trabalho (GT) com o objetivo de melhoramento da normativa. Durante a reunião, também foi apresentado pela Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia (ABRAPG-Ft) projeto educativo. Na pauta dos conselheiros estavam, ainda, temas relacionados às eleições regionais e à prática profissional, os quais foram analisados pelo colegiado.

Leia mais sobre o assunto

COFFITO participa de Comissão do CNS sobre construção de metodologia e pareceres para autorização e reconhecimento de cursos na área da Saúde

OUTUBRO

No dia 23, em Brasília, foi realizada a reunião da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho do Conselho Nacional de Saúde (CIRHRT/CNS) para discussão da Resolução nº 350/2005 do Ministério da Saúde e estudo para criação de metodologia com indicadores e parâmetros que possibilitem uma avaliação justa aos cursos de graduação na área da Saúde. O objetivo do encontro, que contou com a participação de representantes de diversas áreas de Saúde, foi a construção de um método que possibilite aperfeiçoar o sistema de avaliação dos cursos. De acordo com os participantes, o texto deve ser claro e objetivo, contemplar todas as áreas e, principalmente, permitir ao avaliador uma nota que corresponda à capacidade da instituição, visando, dessa forma, aprimorar a qualidade da formação no país. Após a discussão, os presentes foram separados em grupos para analisar a resolução e propor melhorias à redação.

Leia mais sobre o assunto

COFFITO publica matéria sobre a atuação do terapeuta ocupacional em pacientes com câncer de mama

OUTUBRO

A Terapia Ocupacional tem importante papel no resgate da imagem corporal da mulher após a mastectomia. Tomar banho, vestir-se, dirigir, cuidar da casa são apenas alguns exemplos de atividades diárias (Atividades de Vida Diária – AVD e Atividades Instrumentais de Vida Diária – AIVD), pequenas habilidades do dia a dia que resguardam a independência. Esta liberdade, no entanto, pode ser prejudicada após o tratamento oncológico, com alterações e transformações que dificultam a rotina e os afazeres. Essas são apenas algumas das consequências e novas realidades enfrentadas por mulheres que passaram por cirurgias de Mastectomia (retirada de toda a mama) ou Quadrantectomia (retirada do segmento ou setor da mama que contém o tumor).

Leia mais sobre o assunto

COFFITO divulga enquete da Câmara dos Deputados sobre regulamentação da Osteopatia

OUTUBRO

Osteopatia é com Fisioterapeuta.

Participe da enquete da Câmara dos Deputados e DISCORDE do PL nº 2778/2015, que pretende regulamentar a profissão de osteopata.

Faça sua parte! Clique aqui, vote e compartilhe!

Plantonistas da CAP visitam parlamentares reeleitos e reafirmam parceria

OUTUBRO

No dia 24, em Brasília, os plantonistas da Comissão de Assuntos Parlamentares (CAP) do COFFITO mantiveram a rotina de visitar parlamentares, entre eles, os que foram reeleitos para, assim, reestabelecer parcerias. Na ocasião, os membros da CAP, Dr. José Renato de Oliveira Leite, e a assessora parlamentar Carla Bencke, foram recebidos pelo Deputado Roberto de Lucena, de São Paulo, que declarou apoio às categorias e colocou seu mandato à disposição da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional.

Leia mais sobre o assunto

COFFITO realiza reunião com escolas e Associação de Osteopatia

NOVEMBRO

Foi realizada dia 21 de novembro, na subsede do COFFITO em Curitiba, reunião entre o COFFITO, a AOB (Associação de Osteopatas do Brasil) e representantes das escolas de Osteopatia no país.

Entre os destaques da discussão estavam o tempo mínimo de formação da especialidade, a qualidade do ensino e o cenário atual da prática no país.

Leia mais sobre o assunto

Sistema COFFITO/CREFITOs participa de Câmara Técnica do CNS e reafirma posicionamento contrário ao EaD em Saúde

NOVEMBRO

A formação de profissionais de Saúde na modalidade de ensino à distância foi o tema central da reunião da Câmara Técnica da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho (CIRHRT) do Conselho Nacional de Saúde (CNS), realizada no dia 23 de novembro, em Brasília. O Sistema COFFITO/CREFITOs, por meio da representação do Dr. José Renato de Oliveira Leite, integra o grupo e, na ocasião, reiterou o posicionamento contrário à prática do EaD para graduação na área da Saúde.

Leia mais sobre o assunto

COFFITO participa da Audiência Pública 13 da ANS

NOVEMBRO

Foi realizada, no dia 13/11 no Rio de Janeiro, a Audiência Pública 13 da ANS, para tratar da proposta de Resolução Normativa que estabelece critérios para cálculo e aplicação do reajuste das contraprestações pecuniárias dos planos privados individuais/familiares. O COFFITO, representado pelo integrante da Comissão Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos, Dr. Bruno Vilaça Ribeiro, participou do evento que teve, dentre os seus objetivos principais, discutir a metodologia de reajustes de plano individuais e familiares para que haja mais transparência e previsibilidade para o usuário.

Leia mais sobre o assunto

Novembro Azul: Fisioterapia auxilia na prevenção e no tratamento do Câncer de Próstata

NOVEMBRO

Novembro é o mês de conscientização ao Câncer de Próstata e, pensando nisso, o COFFITO conversou com a Associação Brasileira de Fisioterapia em Oncologia (ABFO) sobre a doença e de que forma a Fisioterapia pode auxiliar. Afinal, você sabia que, de acordo com o INCA, 68.220 novos casos serão diagnosticados entre 2018 e 2019, tornando, assim, ainda mais imprescindível o conhecimento, a prevenção e o tratamento?

Os principais fatores de risco para o Câncer de Próstata são a idade, obesidade, sedentarismo, bebida alcoólica, e uma dieta rica em gordura, sendo estes, em sua maioria, modificáveis. Neste caso, segundo alerta a ABFO, mudanças na alimentação e prática de atividades físicas podem auxiliar na redução das probabilidades. Este alerta, inclusive, deve fazer parte da rotina do fisioterapeuta que, ao atender a população, pode informá-la e orientá-la.

Leia mais sobre o assunto

COFFITO publica Nota de Esclarecimento sobre Fake News e reafirma posicionamento contrário aos cursos de graduação em EaD na área da Saúde, especialmente os de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

NOVEMBRO

O CONSELHO FEDERAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL - COFFITO vem a público esclarecer o posicionamento contrário desta Autarquia quanto à modalidade de ensino à distância dos cursos de graduação em Fisioterapia e em Terapia Ocupacional. Este esclarecimento decorre da indevida vinculação e manipulação de informações (em forma de Fake News) de que Conselheiros deste Colegiado estariam coordenando cursos de Fisioterapia na modalidade de ensino à distância (EAD).

O Plenário do COFFITO, em sua completa unanimidade, rechaça essa hipótese lançada no mercado, pois que a formação dos profissionais da Saúde somente é possível, na devida qualidade, em cursos presenciais. Aliás, sobre o tema, o COFFITO possui parecer técnico da sua Comissão de Conhecimento Científico e Educação da Fisioterapia, que tem promovido constantes debates com as autoridades governamentais que regulam a educação no Brasil, a fim de evitar cursos de graduação na área da Saúde, na modalidade EAD no país.

Leia mais sobre o assunto

Realidade da Fisioterapia brasileira inspira vizinhos do Mercosul durante reunião da CIFIKIM

NOVEMBRO

A consolidação da Fisioterapia no Brasil e os avanços recentes do Paraguai, em busca da regularização da profissão no país, marcaram o encontro da Comissão de Integração de Fisioterapia e Kinesiologia do Mercosul (CIFIKIM), realizado no dia 17 de novembro, na cidade de Assunção.

Leia mais sobre o assunto

CONQUISTA: Comissão aprova presença de um fisioterapeuta para cada dez leitos em UTIs

DEZEMBRO

Atuação da CAP do COFFITO garante presença de fisioterapeuta, em tempo integral, nas UTIs públicas e privadas

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou o Projeto de Lei 1909/15, do Deputado Heráclito Fortes (DEM-PI), a pedido, na época, do presidente do CREFITO-14, Dr. Marcelino Martins, que obriga a presença de pelo menos um fisioterapeuta, em tempo integral, para cada dez leitos de internação em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) públicas e privadas.

Leia mais sobre o assunto

COFFITO discute Fisioterapia em Saúde da Mulher com ABRAFISM

DEZEMBRO

No último sábado, dia 2 de dezembro, o presidente do COFFITO, Dr. Roberto Mattar Cepeda reuniu-se com a presidente da Associação Brasileira em Saúde da Mulher (ABRAFISM), Dra. Lilian Rose Mascarenhas, e a diretora Dra. Cristine Homsi Jorge Ferreira. Na ocasião, discutiram importantes questões relacionadas à especialidade de Fisioterapia na Saúde da Mulher à luz das regulamentações vigentes, incluindo estratégias de cooperação.

Leia mais sobre o assunto

Projeto de Lei regulamenta a profissão de Terapia Ocupacional

DEZEMBRO

A Deputada Gorete Pereira, visando à redação de um projeto de lei que não invada as prerrogativas profissionais de outras categorias, apresentou, neste ano, parecer ao PL 7.647/2010 na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania – CCJC.

Leia mais sobre o assunto

COFFITO divulga ações e agenda semanal da Comissão Parlamentar - CAP

DEZEMBRO

A Comissão de Assuntos Parlamentares (CAP) do COFFITO acompanha cerca de 500 projetos de lei e é composta pela assessoria parlamentar e representantes do Sistema COFFITO/CREFITOs. Para a realização desse trabalho, a CAP atua por meio de plantões, contando com dois de seus membros a cada semana em Brasília, exclusivamente dedicados às atividades relacionadas aos temas que envolvem o Poder Legislativo.

Leia mais sobre o assunto

46.Terapeutas Ocupacionais do Sistema COFFITO/CREFITOs realizam balanço de final de ano e projetam ações para 2019

DEZEMBRO

Com reuniões que ocorreram nos dias 7, 12, 13 e 14 de dezembro, de forma descentralizada, os terapeutas ocupacionais do Sistema COFFITO/CREFITOs avaliaram as ações de 2018 e definiram temas e metas para o próximo ano. A regulamentação da profissão, crescimento, valorização e áreas de atuação foram os assuntos centrais.

Leia mais sobre o assunto

47.Grupo de Trabalho conclui sugestão de minuta para Terapia Ocupacional no Contexto Escolar

DEZEMBRO

Em 2018, visando acolher melhor as complexidades e conquistas da profissão, foi criado Grupo de Trabalho (GT) para estudo da área de Terapia Ocupacional no Contexto Escolar, com a presença de terapeutas ocupacionais do Sistema COFFITO/CREFITOs e de profissional com expertise na área.A redação da minuta foi concluída no dia 13 de dezembro, devendo, agora, ser encaminhada para análise jurídica e apreciação e aprovação do COFFITO.

Leia mais sobre o assunto

48.COFFITO publica acórdão e aprova diretrizes sobre atuação do fisioterapeuta na área de queimados

DEZEMBRO

O reconhecimento social, científico e acadêmico levou o COFFITO a publicar o Acórdão nº 924/2018, que dispõe sobre a habilitação do fisioterapeuta para tratar feridas e queimaduras. O texto, aprovado por unanimidade pelo colegiado, destaca o início da atuação do profissional a partir da lesão, acompanhando todo o processo de recuperação epitelial e tecidual, passando pelo período de imobilização para aplicação e vascularização de enxertos e terminando com o estabelecimento de um epitélio estável cobrindo a lesão.

O desempenho do profissional nesta área foi de extrema relevância para as vítimas do incêndio da Boate Kiss, que ocorreu em 2013 no Rio Grande do Sul e deixou cerca de 680 feridos. Os fisioterapeutas foram, inclusive, inseridos no Centro Integrado de Atenção às Vítimas de Acidente (CIAVA) do Governo Federal, responsáveis pelo atendimento dos sobreviventes.

Leia mais sobre o assunto

49.COFFITO analisa minuta para atuação do Fisioterapeuta na Urgência e Emergência

DEZEMBRO

A presença de fisioterapeutas na urgência e emergência, além de pauta no Congresso Nacional, é tema de discussão também no colegiado do COFFITO, que, atualmente, estuda minuta de resolução sobre a área. Embora o profissional já integre equipes de emergência, o debate propõe definir competências, evidenciar a necessidade do atendimento deste profissional e os resultados ofertados.

Leia mais sobre o assunto